dc.contributor.author |
Dutra, Simone de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-28T16:39:50Z |
|
dc.date.available |
2014-08-28T16:39:50Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 410 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4903 |
|
dc.description |
DUTRA, S. de A. Variação linguística e ensino: uma discussão necessária nas séries iniciais. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da variação linguística em sala de aula, bem como a postura do professor frente ao uso da língua não-padrão apresentada pelo os alunos da Escola Municipal “Geraldo Leite de Morais”, no município de Cuitegi-PB. A sociolinguística é uma das vertentes da linguística que se propõe ao estudo da língua em uso nas comunidades de fala, correlacionando a investigação aos aspectos linguísticos e sociais. Como arcabouço teórico, utilizamos a Sociolinguística Variacionista (BORTON-RICARDO, 2004, 2005) e a questão da Variação e Preconceito Linguístico (BAGNO, 2007). Para tal, fizemos uso da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde registramos a entrevista com questionários feita com os professores da referida escola. Conclui-se, então, que o ensino da variação não esta presente na escola. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito linguístico |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.title |
Variação linguística e ensino: uma discussão necessária nas séries iniciais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |