Resumo:
Este trabalho visa discutir a importância da leitura e escrita no processo de ensino
aprendizagem, sabendo que para aprender a ler e escrever é preciso codificar e
decodificar, mas tendo a certeza que só isso não basta, tem que atribuir um
significado mais amplo a alfabetização, ou seja, na perspectiva do letramento,
garantindo ao sujeito o domínio da escrita. Tornando-se capaz de ler com
compreensão e expressar suas ideias com nitidez para atender as necessidades
cotidianas, além disso, promover um melhor acesso à cultura e uma boa
socialização. Esta pesquisa, também, tem como objetivo discutir as principais
dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita enfrentadas pelas crianças e
educadores, pois através da mesma foi constatado que as dificuldades
apresentadas pelos alunos estão relacionadas a fatores internos e externos,
abrangendo vários campos do conhecimento de forma global e integrada nos
processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos o
que determina à condição do sujeito e interfere no processo de aprendizagem,
destaca-se então, a relevância em estar informado, para poder evitar problemas
mais graves futuramente, e garantir que as mesmas tenham oportunidades de
melhorar as condições de ensino-aprendizagem.
Descrição:
SILVA, R. V. da. Dificudades na aprendizagem da leitura e escrita nas séries iniciais. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.