Resumo:
A presente pesquisa monográfica versa sobre o processo de alfabetização e
letramento das séries iniciais do ensino infantil. A pesquisa desenvolveu-se
especificamente, com a finalidade de levantar informações sobre os conceitos de
alfabetização e letramento; buscando caracterizar os fatores que contribuem e/ou
dificulta este processo de leitura. Dessa forma, foi discorrido sobre os tipos,
estratégias de leituras e, por fim, analisadas as considerações sobre a situação do
desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos, segundo a ótica sobre
experiências em sala de aula das séries iniciais do ensino infantil. O objetivo geral
deste estudo é conhecer o processo de alfabetização e letramento das séries iniciais
do ensino infantil. E os objetivos específicos são: descrever as estratégias de
leituras na aprendizagem de crianças dessa faixa etária, identificar as características
desempenhadas pelas estratégias de leitura apresentadas. Constatou-se, a partir
das reflexões realizadas, a importância que a alfabetização e o letramento têm no
processo de aquisição do conhecimento, bem como a necessidade desse tema ser
aprofundado e dinamizado, a fim de desempenhar uma metodologia diferenciada
para alunos do 1º ao 4º ano das séries iniciais do ensino infantil. E por fim, introduzir
um relato de experiência sobre a prática de leitura.
Descrição:
SILVA, E. da. Letramento nas séries iniciais: relato de experiência sobre a prática de leitura. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.