Resumo:
O presente trabalho acadêmico tem como temática “o ensino aprendizagem das
quatro operações com números naturais no 5º ano do Ensino Fundamental”. A
escolha do tema se deu através da busca de respostas que expliquem como os
professores podem inibirem as dificuldades que os alunos apresentam nesta
disciplina. Pois, sabemos que desde cedo os estudantes carregam consigo o anseio
de aprender a gostar de matemática e muitas vezes são castrados de conseguir tal
objetivo. Ensinar matemática vai além de ministrar aulas, ensinar matemática é
buscar meios que possibilitem um aprendizado dinâmico e atrativo, preparando os
educandos para suprirem as necessidades cotidianas, fazendo com esses
desenvolvam uma inteligência prática, permitindo a resolução de problemas, a busca
e seleção de informações para tomarem decisões e, portanto, desenvolverem uma
ampla capacidade para lidarem com as atividades matemáticas, ou seja, os
professores tem a missão de trabalhar a educação matemática de forma integrada
para que os resultados sejam os melhores possíveis, mostrando a capacidade da
escola em formar pessoas que realmente dominem as habilidades e competências
deste componente curricular. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa de campo de
caráter qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento
de coletas de dados a elaboração de um questionário com questões fechadas e
abertas destinadas a (quatro) professores que atuam no 5º ano do Ensino
Fundamental da EMEF “Arnoud Dantas do Nascimento” no município de Cacimba
de Dentro/PB. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de
análise e tabulação dos resultados obtidos, culminando com a conclusão deste
trabalho monográfico.
Descrição:
SILVA, R. W. de. S. O ensino aprendizagem das quatro operações com
números naturais no 5º ano do ensino fundamental: um
estudo da EEMEF “Arnoud Dantas do Nascimento”. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.