Resumo:
Este trabalho monográfico objetiva refletir sobre a aplicação da proposta do
letramento desenvolvida pelo Programa Brasil Alfabetizado na cidade de Araçagi-
PB. Através da pesquisa documental e bibliográfica buscaremos investigar como
estão sendo empregados, quais os princípios norteadores da proposta no trabalho
em sala de aula, qual o nível de aprendizagem dos alunos, os avanços em relação
ao processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita, e também dos cálculos
matemáticos. E se a escolha do livro didático está de acordo com a proposta. Como
procedimentos metodológicos, utilizaremos a entrevista com professores,
observação, e coleta de dados na secretaria de educação do município. Através do
resultado da pesquisa ficou evidente que o letramento vem sendo desenvolvido
neste município de maneira gradativa por considerar que alguns professores ainda
utilizam no processo de alfabetização métodos tradicionais dentro da Educação de
jovens e adultos ficando restrito ao ensinar ler e escrever o próprio nome ou mesmo
pouquíssimas palavras. E os alfabetizadores que trabalham o letramento com seus
alunos são uma minoria mesmo assim fazem a diferença.
Descrição:
SILVA, F. A. da. Letramento na educação de jovens e adultos: reflexões sobre a proposta do Brasil Alfabetizado no contexto
da Escola José Rosas Vasconcelos – Araçagi/PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.