Resumo:
O presente estudo tem como temática leitura e escrita, e como objetivo analisar as dificuldades dos educandos no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais no ensino infantil. O suporte teórico que embasou esta analise foram os autores que discutem a questão em estudo SOLÉ (1998); MARTINS (2008); FREIRE (1997); PIAGENT (1987); PIETRI (2009); LIBÂNEO (2004); LUCK (2000); ALVES (2006) dentro outros. A metodologia para a realização do estudo, de cunho qualitativo/descritivo, optou-se pela pesquisa-ação. “Thiollent (2002, p.14) afirma que a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo”. Foi possível através dos estágios supervisionados serem vivenciada esta modalidade de pesquisa. Como resultado desse estudo verifica-se que a leitura e escrita, portanto, promove o resgate da cidadania, devolve a autoestima ao promover a integração social, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente.
Descrição:
PEREIRA, A. M. S. Leitura e escrita no ensino infantil. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.