dc.contributor.author |
Pereira, Aparecida Maria da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-29T11:54:00Z |
|
dc.date.available |
2014-08-29T11:54:00Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4923 |
|
dc.description |
PEREIRA, A. M. S. Leitura e escrita no ensino infantil. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como temática leitura e escrita, e como objetivo analisar as dificuldades dos educandos no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais no ensino infantil. O suporte teórico que embasou esta analise foram os autores que discutem a questão em estudo SOLÉ (1998); MARTINS (2008); FREIRE (1997); PIAGENT (1987); PIETRI (2009); LIBÂNEO (2004); LUCK (2000); ALVES (2006) dentro outros. A metodologia para a realização do estudo, de cunho qualitativo/descritivo, optou-se pela pesquisa-ação. “Thiollent (2002, p.14) afirma que a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo”. Foi possível através dos estágios supervisionados serem vivenciada esta modalidade de pesquisa. Como resultado desse estudo verifica-se que a leitura e escrita, portanto, promove o resgate da cidadania, devolve a autoestima ao promover a integração social, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ariane Kércia de Sá Barreto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prática |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita no ensino infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |