Resumo:
Introdução: O câncer de mama é uma doença crônica de origem multifatorial e com incidência crescente nas últimas décadas, tanto em países desenvolvidos como emergentes. A radioterapia é um tratamento locorregional para o câncer, indolor, realizado através da aplicação de radiação ionizante em células malignas, danificando a estrutura do DNA celular e, consequentemente, interferindo no crescimento tumoral e metástase. Objetivo: realizar uma revisão sistemática sobre a influência do exercício físico em mulheres com câncer de mama submetidas à radioterapia. Metodologia: foram consultados artigos nas bases de dados LILACS, PUBMED, MEDLINE, SciELO e Science Direct com os descritores breast cancer, radiotherapy e exercise. Foram
selecionados ensaios clínicos que abordassem os efeitos do exercício físico em sujeitos submetidos à radioterapia não-simultânea à quimioterapia e/ou hormonioterapia. O teste estatístico Kappa (K = 0,868; p<0,0001) foi aplicado para verificar o nível de concordância entre os dois pesquisadores. Resultados: Após a leitura independente realizada pelos revisores, um total de seis artigos corresponderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Posteriormente, os textos completos foram lidos e analisados detalhadamente. Conclusão: os dados apontam que a prática regular de atividade física ajuda significativamente na manutenção dos níveis de eritrócitos, hematócrito e hemoglobina, manutenção da ADM de ombro, melhoria da função cardiopulmonar, qualidade de vida e diminuição de fadiga relacionada ao câncer.
Descrição:
ARAÚJO, D. N. Efeitos do exercício físico em mulheres com câncer
de mama submetidas à radioterapia. 2010. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.