Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar a formação dos professores/as da Escola Municipal Tiradentes, no
Assentamento Tiradentes, Município de Marí – Paraíba. A intenção principal é demonstrar como vem se
desenvolvendo a prática pedagógica na Educação do Campo, possibilitada a partir da formação continuada
dos/as professores/as, em pasceria com a UFBP, enfatizando o fazer pedagógico e a metodologia de ensino. A
metodologia de análise partiu dos portfólios trabalhados no ano letivo de 2012, das entrevistas realizadas com
cinco professores que atuam na Educação infantil (Ensino Fundamental - primeira fase da pré-escola ao 4º ano) e
que participaram da formação e das oficinas pedagógicas e do projeto político pedagógico da escola. Revelando
a possibilidade de realizar uma prática pedagógica que demonstra a identidade dos alunos com a educação do
campo, que está intimamente ligada com a sua história como filhos de agricultores, reconstruindo suas próprias
percepções educacionais e metodologias pedagógicas, fortalecendo uma educação que analise a sua
especificidade dos conhecimentos e que representem sua pluralidade cultural, sua diversidade de saberes e
conhecimento, pautados no respeito, na valorização, no reconhecimento da comunidade. Um olhar crítico que
articula os saberes dos próprios sujeitos que se encere na formação do individuo contribuindo com o
desenvolvimento educacional de cada um e fortalecendo os seus direitos individuais e coletivos
Descrição:
OLIVEIRA, A. V. de. Caminhos e mudanças na formação de educadores/as da Escola Tiradentes Mari/PB. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.