UEPB - Repositório Digital

Alguns desafios da educação inclusiva na contemporaneidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Belízia Magna Costa dos
dc.date.accessioned 2014-09-02T13:03:56Z
dc.date.available 2014-09-02T13:03:56Z
dc.date.issued 2014-09-02
dc.identifier.other CDD 371.904
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4955
dc.description SANTOS, B. M. C. dos. Alguns desafios da educação inclusiva na contemporaneidade. 2013. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa, de maneira breve, discutir alguns desafios enfrentados pela educação inclusiva nos dias atuais. De fato, reconhecemos que o atendimento educacional especializado como estratégia capaz de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades especificas de desenvolvimento e de aprendizagem. É viável preconizar a oferta do atendimento educacional especializado e reforçar a necessidade de formação de professores e demais profissionais da educação, para oferecer este atendimento com qualidade. Sendo esta uma pesquisa de caráter bibliográfico, inicialmente, levantamos uma fundamentação teórica respaldada em teóricos como Voivodic (2004), Almeida (2004), Beyer (2006), Otto (2006), entre outros. Esse estudo objetiva, nesse sentido, identificar as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão, o contexto do nascimento da inclusão, apontar alguns paradigmas que precisam ser quebrados para inclusão, bem como os pressupostos, nos quais se fundamenta e o significado da educação inclusiva. De modo geral, ao final desse estudo, chegamos à conclusão que, hoje, as crianças estão sendo olhadas com mais humanidade no aspecto educacional, o que pressupõe afirmar que essa área tem refletido como um momento de desenvolvimento social e humano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Acessibilidade - educação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Alguns desafios da educação inclusiva na contemporaneidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta