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O presente trabalho visa, de maneira breve, discutir alguns desafios enfrentados
pela educação inclusiva nos dias atuais. De fato, reconhecemos que o atendimento
educacional especializado como estratégia capaz de identificar, elaborar e organizar
recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena
participação dos alunos, considerando as suas necessidades especificas de
desenvolvimento e de aprendizagem. É viável preconizar a oferta do atendimento
educacional especializado e reforçar a necessidade de formação de professores e
demais profissionais da educação, para oferecer este atendimento com qualidade.
Sendo esta uma pesquisa de caráter bibliográfico, inicialmente, levantamos uma
fundamentação teórica respaldada em teóricos como Voivodic (2004), Almeida
(2004), Beyer (2006), Otto (2006), entre outros. Esse estudo objetiva, nesse sentido,
identificar as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão, o
contexto do nascimento da inclusão, apontar alguns paradigmas que precisam ser
quebrados para inclusão, bem como os pressupostos, nos quais se fundamenta e o
significado da educação inclusiva. De modo geral, ao final desse estudo, chegamos
à conclusão que, hoje, as crianças estão sendo olhadas com mais humanidade no
aspecto educacional, o que pressupõe afirmar que essa área tem refletido como um
momento de desenvolvimento social e humano. |
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