Resumo:
O presente artigo aborda a importância do lúdico no trabalho pedagógico com crianças
pequenas. Assim objetiva refletir sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento
infantil. Dessa forma analisa o papel do educador como mediador junto às crianças nos
encaminhamentos de atividades lúdicas nos espaços pedagógicos que atende o referido
seguimento. Demonstrando que ao se trabalhar ludicamente o professor não estar
negligenciando a importância dos conteúdos curriculares, uma vez que ao trabalhar com
atividades lúdicas as crianças desenvolvem a concentração, estabelecem relações sociais,
constrói conhecimentos entre outras habilidades, além de ser excelentes oportunidades de
mediação entre o prazer e o conhecimento. A metodologia utilizada foi uma pesquisa
bibliográfica, que se iniciou com a revisão da literatura, e em seguida o aprofundamento
teórico. Dessa forma para compreendermos melhor nosso pensamento e desenvolver com
mais propriedade nossas ideias, lançamos mão do conhecimento expresso por autores como:
Fontana (1997), Maluf (2003), Fortuna (2013), Borba (2007), Carvalho (2014) e entre outros.
A partir daí percebemos que os jogos, brinquedos e brincadeiras apresentam-se como recursos
necessários na construção da identidade e autonomia da criança. O estudo também permitiu
compreender que os espaços destinados para atender a educação infantil, assim como o
professor devem se empenhar e proporcionar atividades lúdicas no cotidiano, contribuindo
para um aprendizado significativo. Desta forma esperamos oferecer uma boa leitura sobre a
importância do brincar na vida da criança.
Descrição:
LEITE, T. F. O lúdico como recurso pedagógico na construção do desenvolvimento infantil. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.