Resumo:
Esta pesquisa objetiva analisar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil, no que se refere à música como alternativa didático-pedagógica em sua atuação. Inicialmente apresentaremos o referencial metodológico, onde descrevemos como a pesquisa foi desenvolvida. Em outras palavras para Marconi e Lakatos (2010) não há ciência sem o emprego de método científico, ou seja, não há descobrimentos e estudos sem a metodologia científica. Em seguida, discutiremos a contextualização histórica da Educação Infantil, tendo como embasamento teórico Ariès (1914-1984) e Oliveira (2007). Dando continuidade, abordaremos a inserção da música na Educação Infantil, embasado em documentos legais do estado, Piaget (1975) e Vygotsky (1989). Mais adiante apresentaremos breves discussões sobrea criança e a música; o movimento da criança; seu brincar e a musicalização na Educação Infantil. Para esta fundamentação recorremos a Jeandot (1993), Craidy e Kaercher (2001),entre outros. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo em duas creches municipais na cidade de Guarabira, PB. Essa abordagem de pesquisa para Marconi e Lakatos (2010) é utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese que se queira comprovar, ou, ainda, de descobrir novos fenômenos ou as relações entra eles. Utilizamos como técnica de pesquisa o questionário, aplicado às professoras. Os resultados desta pesquisa revelam que a música tem uma colaboração significativa no desenvolvimento da aprendizagem, concentração, habilidade e equilíbrio da criança, além de auxiliar na contribuição das práticas educacionais.
Descrição:
JERÔNIMO, A. I. O espaço da música na educação infantil. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.