Resumo:
O presente trabalho traz algumas reflexões e considerações sobre a importância das
atividades lúdicas para as crianças da Educação Infantil na perspectiva do professor
deste nível de ensino. Tendo como tema: O lúdico e sua prática na Educação
Infantil. Ao ressaltarmos sobre a ludicidade, é que percebemos como alguns
educadores resumem o lúdico às práticas de brincadeiras acontecidas dentro de
suas salas de aulas. Nesta pesquisa, buscaram-se respostas para as inquietações
referentes ao objetivo desse estudo. Onde para o aprofundamento teórico foi preciso
dialogar com alguns autores como Freire(2007), kishimoto (2001), Almeida (2003),
Berlyne (1996), dentre outros. Então, podemos considerar que os educadores
possuem uma concepção sobre a ludicidade, mas que encaram como algo novo e
que precisam de preparação e recursos para trabalhar de forma lúdica, onde a
maioria reconhece a Educação Infantil como a base, o alicerce para o
desenvolvimento humano, e esse é um trabalho que exige muita dedicação. Concluise
que a Educação Infantil não se resume em só brincar sem objetivo, ou só cuidar,
mas em educar uma criança essas crianças, para que se tornem cidadãos atuantes:
é preciso que reconheçamos a importância da Educação Infantil como também a
ludicidade na vida e no desenvolvimento das crianças.
Descrição:
CONCEIÇÃO, M. T. da. O lúdico e sua prática na educação infantil: estudo de caso
na EMEF José Barbosa de Lucena/Alagoinha-PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.