Resumo:
O presente artigo trata a respeito da Pedagogia de Projetos, tendo como ponto
importante o lúdico na educação infantil. Apresenta a importância do brincar como
também a sua influência na aprendizagem das crianças. Mostra o papel do professor
como auxiliador, envolvendo o lúdico na sala de aula com a utilização dos
brinquedos, brincadeiras e jogos pedagógicos que desenvolva habilidades e
imaginação nas crianças. O lúdico na educação infantil tem como objetivo
desenvolver aprendizagens significativas partindo daquilo que já faz parte da vida da
criança: o brincar. Percebeu-se a necessidade do brincar no processo educativo
implantando dentro das escolas as brinquedotecas, onde as crianças além de
brincar possam também aprender. A metodologia utilizada consistiu na revisão
documental levando em conta as concepções de alguns teóricos da área, buscando
dar subsídios para essa pesquisa. A partir de uma análise de conteúdos sobre o
brincar, percebemos que os jogos e brincadeiras são tidos como recursos que se
fazem necessários na construção da identidade infantil, como também sua
autonomia. Nessa pesquisa procurou-se averiguar qual a contribuição desses
projetos em relação à aprendizagem dessas crianças e do desenvolvimento
cognitivos dos sujeitos ai inseridos através de leituras e análises de textos e
pensadores sobre o assunto.
Descrição:
RODRIGUES, A. C. G. Pedagogia de projetos: o lúdico na educação infantil. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.