dc.description.abstract |
Esse trabalho monográfico teve como objetivo analisar a Prática Educativa em turmas
multisseriadas, da Escola Municipal Antonio Florentino da Costa, situada no território
camponês, visando diagnosticar, observar e compreender o desenvolvimento dessa escola e
refletir como se desenvolve a formação dos educadores nessas turmas. Visando conduzir
melhor o trabalho buscamos em um dos tipos da pesquisa qualitativa, a opção pela abordagem
metodológica do estudo de caso o que contribuiu para nos aproximar do objeto de pesquisa,
possibilitando assim um contato mais direto com a realidade pesquisada. Na mesma medida,
que ajudou a explicar com mais detalhe o fenômeno em estudo e trazer um recorte mais
aprofundado da realidade, de modo que a voz dos sujeitos sejam consideradas, articulados
com dados observados e suas formas de intervenção através da opinião dos educadores/as,
demonstrando questões relacionadas à escola e as dificuldades enfrentadas em salas
multisseriadas. Combinamos os seguintes instrumentos: observação e entrevista. Além disso,
esse tipo de pesquisa ajudou a compreender o conjunto de situações que envolvem uma sala
multisseriada, fez-se necessário permanecer na escola durante certo período de tempo para
conseguirmos levantar os dados da pesquisa de campo. Os resultados obtidos no trabalho
apontaram para a necessidade de investir na formação dos docentes orientando uma prática
curricular voltada para a Educação do Campo e visando alternativas que ajudem a descobrir
meios para melhor trabalhar com as salas multisseriadas. Entretanto, a sala multisseriada, com
todas as suas dificuldades, ainda se constitui a única forma desses sujeitos escolarizar-se.
Nesse sentido, a pesquisa de campo nos mostrou que precisam ser garantidos alguns
elementos básicos para garantir a formação dos sujeitos que vivem no campo. |
pt_BR |