UEPB - Repositório Digital

A prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Sara Santos de
dc.date.accessioned 2014-09-02T13:05:55Z
dc.date.available 2014-09-02T13:05:55Z
dc.date.issued 2014-09-02
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4969
dc.description SOUZA, S. S. de. A prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho monográfico teve como objetivo analisar a Prática Educativa em turmas multisseriadas, da Escola Municipal Antonio Florentino da Costa, situada no território camponês, visando diagnosticar, observar e compreender o desenvolvimento dessa escola e refletir como se desenvolve a formação dos educadores nessas turmas. Visando conduzir melhor o trabalho buscamos em um dos tipos da pesquisa qualitativa, a opção pela abordagem metodológica do estudo de caso o que contribuiu para nos aproximar do objeto de pesquisa, possibilitando assim um contato mais direto com a realidade pesquisada. Na mesma medida, que ajudou a explicar com mais detalhe o fenômeno em estudo e trazer um recorte mais aprofundado da realidade, de modo que a voz dos sujeitos sejam consideradas, articulados com dados observados e suas formas de intervenção através da opinião dos educadores/as, demonstrando questões relacionadas à escola e as dificuldades enfrentadas em salas multisseriadas. Combinamos os seguintes instrumentos: observação e entrevista. Além disso, esse tipo de pesquisa ajudou a compreender o conjunto de situações que envolvem uma sala multisseriada, fez-se necessário permanecer na escola durante certo período de tempo para conseguirmos levantar os dados da pesquisa de campo. Os resultados obtidos no trabalho apontaram para a necessidade de investir na formação dos docentes orientando uma prática curricular voltada para a Educação do Campo e visando alternativas que ajudem a descobrir meios para melhor trabalhar com as salas multisseriadas. Entretanto, a sala multisseriada, com todas as suas dificuldades, ainda se constitui a única forma desses sujeitos escolarizar-se. Nesse sentido, a pesquisa de campo nos mostrou que precisam ser garantidos alguns elementos básicos para garantir a formação dos sujeitos que vivem no campo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cássia Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Salas multisseriadas pt_BR
dc.subject Formação de educador pt_BR
dc.title A prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta