Resumo:
A Revolução Industrial ocasionou inúmeras modificações no aspecto da evolução
humana seja ela no setor social, ambiental ou econômico. O grande marco nesta
época foi à substituição do trabalho braçal pelo mecanizado o que ocasionou nas
ultimas décadas transformações no meio ambiente numa velocidade espantosa. Os
recursos ambientais são cada vez mais extraídos sem o devido cuidado,
ocasionados pelo intenso consumismo. A chave para solucionar os grandes
problemas ambientais está exatamente no homem e em suas inter-relações. Neste
sentido, a Educação Ambiental é um assunto que vem sendo bastante debatido no
cenário mundial e a escola quanto Instituição geradora de conhecimentos deve
trabalhar as questões ambientais de forma contínua e permanente, preparando os
alunos como cidadãos ativos na sociedade. O objetivo primordial dessa pesquisa é
diagnosticar como os alunos estudam, aprendem e põem em prática as questões
ambientais. Teve o intuito de esclarecer e conscientizar alunos das séries iniciais 5º
e 6º ano da Escola Municipal Professor Miron, localizada no Município de Campina
Grande – PB sobre as questões ambientais, dando ênfase maior aos Resíduos
Sólidos que é um dos problemas mais agravantes, principalmente no que diz
respeito à sua destinação. Observou-se durante a pesquisa a visão antropocêntrica
de meio ambiente por parte dos alunos que é decorrente da ideia de que o ser
humano é o centro do universo, portanto, não faz parte do meio ambiente, podendo
extrair os recursos naturais de forma ilimitada sem que isto venha lhe causar
problemas. Os resultados foram analisados através de questionários onde foi
realizado um comparativo entre as respostas das duas turmas pesquisadas, o que
resultou numa incoerência conceitual em relação à concepção das questões
ambientais, o que se pode concluir que a temática meio ambiente não vem sendo
trabalhada de forma adequada. O processo de conscientização ambiental ocorre
vagarosamente, mas para sanar essa questão a saída é a Educação, sobretudo a
Ambiental, sendo este o principal instrumento para combater os problemas
socioambientais e garantir a tão sonhada sustentabilidade.
Descrição:
SILVA, S. da. Educação ambiental na Escola Municipal Professor Miron, Campina Grande – PB: uma relação escola, sociedade e meio ambiente. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.