Resumo:
A fisioterapia é uma profissão relativamente recente e, à medida que tem suas áreas de
atuação ampliadas, há um aumento na demanda desses serviços, porém a oferta não a
acompanha na mesma proporção, o que faz surgir longas filas de espera onde as pessoas
aguardam um atendimento. Por outro lado, surge a preocupação se as pessoas que conseguem
o atendimento estão recebendo atenção à saúde integral por parte desses profissionais. Em
vista disso, o presente artigo aborda a qualidade do atendimento prestado pela Clínica Escola
de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, através da comparação das expectativas
e percepções dos clientes usuários do serviço. Para a avaliação da qualidade foi utilizado um
questionário adaptado do modelo SERVQUAL composto por 22 questões, que foi respondido
por 45 usuários, maiores de 18 anos e de ambos os sexos. Do total de 22 questões, em 15
questões foi obtido a expectativa maior que a qualidade percebida pelos usuários, em 1 a
percepção foi maior que a expectativa e em 6 questões encontramos a expectativa igual a
percepção da qualidade. Assim, este estudo permitiu detectar pontos de melhoria nos serviços
prestados pela clínica supramencionada.
Descrição:
BARRETO, M. T.
Qualidade no atendimento de uma unidade de
serviço do SUS: aplicação do modelo
SERVQUAL para mensurar a qualidade dos serviços
prestados na clínica escola de fisioterapia da UEPB. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.