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Muitos livros didáticos, ainda hoje, apresentam um trabalho precário em relação à oralidade.
Eles, geralmente priorizam atividades de leitura e oralização em detrimento de práticas orais
que levem em consideração as diferentes práticas sociais que ocorrem por meio dessa
modalidade, dentro e fora do ambiente de sala de aula, mas há alguns avanços nessa área.
Partindo dessa hipótese essa monografia tem por objetivos analisar duas propostas de gêneros
orais no livro didático Português Linguagens, e a aplicação dessas duas propostas na sala de
aula – na Escola E.E.E.M. Severina Ramos de Oliveira, em Sobrado/PB. Esta pesquisa ação
encontrou respaldo nas discussões de Bezerra (2001), Dolz & Schneuwly (2004), PCN
(1998), Marcuschi (2005, 2008), Antunes (2003), além da influência de Bakhtin (2003), entre
outros. Concluiu-se que as propostas apresentadas no livro didático de língua portuguesa
Português Linguagens de Cereja (2010)se encaminham na direção dos estudos atuais voltados
para a oralidade. O livro apresenta propostas que ajudam o professor a discutir a importância
da oralidade e a produzir textos que favoreçam a interação dentro e fora da sala de aula. |
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