dc.description.abstract |
A Educação Ambiental é um processo educativo que tem por finalidade sensibilizar a sociedade para as questões socioambientais. Como política educacional possibilita a adoção de valores, tomada de decisões e mudanças de atitude para com o meio ambiente. A degradação ambiental, na maioria das vezes, ocorre devido à utilização incorreta dos recursos naturais e por ações humanas. Diante disto, houve a necessidade de inserir os conteúdos de Educação Ambiental, nos currículos de quatro escolas da cidade de Boqueirão, PB, como meio de minimizar as ações antrópicas que degradam o açude e o ambiente que o circunda, sendo essa prática o objetivo principal deste trabalho. Um diagnóstico socioambiental foi elaborado aplicando-se cento e trinta questionários, com várias perguntas, contemplando professores, alunos do ensino fundamental e médio, universitários e a comunidade em geral. Conteúdos de educação e gestão ambiental foram ministrados em quatro escolas da referida cidade e a informal a comunidade local. Os principais resultados mostraram que: 96,08 % dos alunos consideram importante a inclusão de conteúdos de Educação Ambiental nas escolas; 76,20% dos professores enfocam a temática ambiental em suas disciplinas; 86,92 % dos entrevistados identificam embalagens de reciclável, mas 30,0 % não sabem as cores e/ou símbolos dos reservatórios de coleta; 1/3 dos entrevistados fazem a coleta seletiva do lixo, embora 75% tenha como destino final o lixão da cidade. A degradação ambiental resulta da falta de informação, a educação ambiental formal contribui para que as pessoas repensem suas atitudes para com o meio ambiente e a informal desenvolve um senso crítico, a prática da educação e gestão ambiental formal e informal culminou em iniciativas populares e de cidadania e inovou a área ambiental do município de Boqueirão. |
pt_BR |