UEPB - Repositório Digital

Evolução do pensamento geográfico e reflexos na geografia científica e escolar brasileira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gama, Claudeam Martins da
dc.date.accessioned 2014-09-12T14:06:15Z
dc.date.available 2014-09-12T14:06:15Z
dc.date.issued 2014-09-12
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5087
dc.description Gama, C. M. da. Evolução do pensamento geográfico e reflexos na geografia científica e escolar brasileira. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é um esboço acerca da institucionalização da Geografia escolar e científica no Brasil, a partir da verificação de muitas lacunas atinentes aos reflexos da evolução do pensamento geográfico sobre a construção da Geografia científica e escolar no Brasil. Tal reflexão é pertinente na medida em que se faz necessário ao licenciado se posicionar frente aos desafios do ensino da Geografia na atualidade, sobretudo porque num mundo globalizado e fragmentado, cada vez mais complexo, o professor tem de ser capaz de mediar o ensino na perspectiva de formar cidadãos reflexivos, capazes de compreender sua própria realidade, tendo em vista a dinâmica espacial entre as escalas local/global e global/local; e tem de se portar como um agente atuante na construção/formação de um espaço geográfico solidário. Mas, para que isto aconteça, se faz necessário que o docente de Geografia construa uma boa formação. Portanto, o estudo da epistemologia da Geografia e da evolução do pensamento geográfico e seus reflexos no ensino, na escola brasileira, é de extrema importância para a formação do profissional da geografia, pois a pluralidade teórico–metodológica das propostas no campo pedagógico do ensino poderá, de certo modo, se tornar uma armadilha, fazendo com que o ensino Tradicional da disciplina em comento se imponha frente às outras propostas (socioconstrutivismo, psicogenética, humanista, crítica). Fez-se mister, portanto, uma breve revisão bibliografia sobre a evolução do pensamento geográfico e seus reflexos no ensino de Geografia no Brasil, objetivando ressaltar a importância da formação do professor, especialmente da base epistemológica de sua formação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araujo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Formação Epistemológica pt_BR
dc.subject Licenciado em Geografia pt_BR
dc.title Evolução do pensamento geográfico e reflexos na geografia científica e escolar brasileira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta