Resumo:
A educação escolar básica, em particular o Ensino Médio, está sendo, nas mãos dos
organismos internacionais, um meio de controlar todos os indivíduos, fazendo-os
sujeitos polidos de acordo com os interesses mercantilistas. A Língua Portuguesa
vem ganhando espaço no mercado de trabalho como meio de habilitar as pessoas
para terem uma boa comunicação, com a finalidade de serem profissionais
qualificados para o sistema produtivo. Este trabalho objetiva fazer uma análise
crítica dos interesses existentes na educação escolar básica, em particular no
ensino de Língua Portuguesa nos PCN do Ensino Médio. Para isso, foi realizada
uma pesquisa bibliográfica e de campo com a finalidade de conhecer o
posicionamento de diferentes autores e de que forma a educação escolar está
sendo usada pelos organismos internacionais, como também de que forma as
propostas dos PCNEM estão sendo aplicadas em sala de aula.
Descrição:
SARAIVA, H. M. Os interesses políticos existentes na disciplina de
Língua Portuguesa nos PCN para o Ensino Médio: limites e
contradições. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.