Resumo:
A presente pesquisa tem o intuito de promover uma reflexão sobre as relações
dialógicas que se revelam nos anúncios publicitários, visando o desenvolvimento de
uma proposta de ensino para aula de língua portuguesa à luz da teoria enunciativa
de Bakhtin (2003). A partir de uma pesquisa de base qualitativa interpretativa,
coletamos para análise (04) quatro anúncios publicitários que foram divulgados entre
2012 a 2014. Os anúncios foram selecionados para que fosse possível investigar as
relações explícitas e implícitas instauradas com outros gêneros discursivos. Para
tanto, o postulado bakhtiniano foi discutido em conjunto com as categorias da
estratégia da linguagem publicitária ao ato de “chamar atenção, despertar interesse,
instigar o desejo e incitar a ação”, que se refere ao modelo A.I.D.A. de publicidade,
recurso básico desenvolvido para cativar os leitores. Na análise empreendida,
observamos que os anúncios ligam-se a outros gêneros anteriormente enunciados,
reconfigurando- os com uma natural aproximação. Para subsidiar esse estudo,
fundamentamo-nos em contribuições Bakhtin e Círculo (2003, 1998), Fiorin (2006),
Koch (2008), Gonçalez (2009), Santos (2005), dentre outros.
Descrição:
Borborema, O. R. As relações dialógicas em anúncios publicitários: uma proposta para o ensino. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios Organizacionais da Língua e Funcionamento Textual Discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.