Resumo:
A fala não tem, na maioria das escolas, a atenção merecida, uma vez que há uma falsa crença
de que ela já faz parte da vida das pessoas e não precisa ser matéria de sala de aula. A partir
disso, surge um forte preconceito em relação à fala, delegando-a a um nível inferior e
colocando a escrita como a modalidade superior a oralidade. Neste sentido, este estudo teve
como objetivo geral investigar a natureza da abordagem que os livros didáticos de Língua
Portuguesa dos níveis fundamental e médio fazem do gênero entrevista e como objetivo
específico: a) descrever e interpretar as diferentes abordagens do gênero entrevista nos
diferentes livros didáticos; b) analisar a relação oralidade e escrita na abordagem e
direcionamento das propostas de produção textual do gênero entrevista nos livros didáticos; c)
comparar as diferentes perspectivas de abordagem das produções textuais suscitadas a partir
do gênero entrevista. Para tanto, foi analisada as abordagens e as propostas de produção
textual do gênero entrevista em 03 (três) coleções de livro didático do ensino fundamental II e
03 (três) do ensino médio. O interesse em realizar esta pesquisa originou-se da curiosidade de
saber como o gênero oral entrevista é abordado nos livros didáticos do ensino fundamental e
médio, uma vez que, na maioria dos livros didáticos, não há propostas de produção de gêneros
orais e quando aparecem propostas, geralmente, é fornecido ao aluno apenas o nome do
gênero a ser produzido – debate, seminário, júri simulado etc. –, esperando que o discente
consiga fazer a produção sem o apoio necessário do livro didático na abordagem e
direcionamento desses gêneros. Esta pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativo em que a
visão do pesquisador é parte integrante da análise dos dados. Para realização da análise do corpus, estabeleceu-se uma conjunção teórica na qual figuram os fundamentos sobre a fala e a
escrita defendidos por Koch (2000), Marcuschi (2008; 2001; 2005), PCNEM (2000), PCN
(2001), RCEMP (2006), Cavalcante e Melo (2006), entre outros. Concluiu-se que a natureza
da abordagem que os livros didáticos de Língua Portuguesa dos níveis fundamental e médio
fazem do gênero entrevista é voltado para a modalidade escrita, apesar de esse gênero ser
primordialmente oral, os LDs não estabelecem eficazmente uma relação da oralidade com a
escrita, limitando a modalidade oral a mero suporte para a produção escrita.
Descrição:
Cavalcante, P. S. A entrevista no livro didático de português: uma investigação da relação entre oralidade e escrita. 2014. 64f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios Organizacionais da Língua e Funcionamento Textual Discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.