UEPB - Repositório Digital

O estudo do léxico no livro didático de língua portuguesa: repensando as práticas de ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Dnalda Pereira da
dc.date.accessioned 2014-09-16T16:28:45Z
dc.date.available 2014-09-16T16:28:45Z
dc.date.issued 2014-09-16
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5109
dc.description Silva, M. D. P. da. O estudo do léxico no livro didático de língua portuguesa: repensando as práticas de ensino. 2014. 55f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, de cunho documental, com abordagem qualitativa, crítico/reflexiva, objetiva analisar o tratamento do Léxico no livro didático de língua portuguesa (LDLP), tomando como objeto de estudo o livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, a fim de observar se o componente lexical é tratado levando-se em consideração a sua contribuição para a construção dos sentidos do texto e como o referido livro didático atende as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s) quanto ao estudo do léxico. Assim, nossa reflexão reside na observação se há uma relação entre os aportes teóricos e as orientações para o ensino de língua materna, bem como, com o material didático à disposição do aluno e do professor, no que diz respeito ao estudo do léxico. Diante disso, ressaltamos que nossa proposta é relevante por possibilitar um caráter reflexivo sobre questões relacionadas ao ensino do léxico, enxergando a Lexicologia enquanto área do conhecimento que trata diretamente da língua, não apenas em sua estrutura, mas, sobretudo, pelo viés discursivo, e que por isso, pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de língua, em especial, o de língua portuguesa. Para tanto, partimos de um levantamento da fortuna crítica por meio de uma pesquisa documental, das ideias de estudiosos como Birdeman (2001), Antunes (2012), Marcuschi (2003), dentre outros que se fizeram necessários. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Teresa Neuma de Farias Campina pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Léxico pt_BR
dc.subject Prática de Ensino pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.title O estudo do léxico no livro didático de língua portuguesa: repensando as práticas de ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta