Resumo:
Uma das preocupações da escola contemporânea está em manter o aluno na sala de aula atento para o conteúdo, e, na atualidade, isso se tornou mais difícil ainda, pois os meios de comunicação, construídos, hoje, pela tecnologia têm sido considerados “invasores”, quando se trata de sua presença em sala de aula. Considerando, então, o aprendizado e domínio do escrever texto na escola, diante desses novos modos de letramento gerados no mundo digital, este trabalho traz dados de uma pesquisa realizada em sala de aula que procurou experienciar com o educando situações de comunicação, através do celular, com o uso do torpedo, em torno de um tema de natureza sociocultural. Com base na questão: Qual a contribuição do gênero torpedo para o desenvolvimento da produção escrita do aluno do 9º ano do Ensino Fundamental? A análise tem como objetivo geral: Refletir sobre as práticas de letramento do sujeito-aluno, à luz dos novos gêneros digitais como forma de aprendizado. E como objetivos específicos: (a) Comparar diferentes competências leitoras e de produção de texto na recepção e produção de torpedo e mensagens escritas no papel. (b) Analisar os discursos do sujeito-aluno em mensagens escritas no celular (gênero torpedo) e no papel, considerando o domínio da escrita nos referidos gêneros. Nessa direção, este estudo tem como base a Análise de Discurso (orientação francesa). E para tanto conta com a orientação da pesquisa-ação. Resultados evidenciados nessa experiência demonstram que, através do tema “preconceito racial”, foi possível enxergar que o sujeito aluno, quando escreve torpedo, demonstra, em relação à escrita no papel, que seus discursos são mais espontâneos, evidenciando-se em recursos linguístico-discursivos que caracterizam outra forma de escrita.
Descrição:
Sousa, J. G. de. O discurso nas entrelinhas do texto: as escritas no papel e no celular dialogam sobre o preconceito racial em sala de aula. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.