dc.contributor.author |
Nascimento, Maria do Rosário Barbosa |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-16T17:10:16Z |
|
dc.date.available |
2014-09-16T17:10:16Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5111 |
|
dc.description |
Nascimento, M. do R. B. O uso de tablets no ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma escola pública de Campina Grande: estudo de caso. 2014. 50f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada ao uso do Tablet Educacional na E.E.E.M.I. Dr Elpídio de Almeida- PRATA, na cidade de Campina Grande, PB, e analisa a relação entre tecnologia e aprendizagem. Diante de toda inovação tecnológica que estamos presenciando nos dias atuais e sua inserção no ensino, surgiu nosso interesse em investigar o uso dos tablets no processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como o „tablet‟ é utilizado nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio; e os específicos foram: verificar de que maneira os professores são orientados para utilizar adequadamente os tablets como instrumento pedagógico, e analisar a aprendizagem dos alunos com o uso de tablets em sala de aula. Com essa investigação procurou-se elucidar dois questionamentos: Como o uso dos tablets na sala de aula do ensino médio tem contribuído para a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa? E quais as possíveis mudanças pedagógicas provocadas pela inclusão dos tablets nas aulas de Língua Portuguesa? Hipoteticamente, elencamos que o uso dos tablets em sala de aula do ensino médio contribui para uma inovação nas práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa. O nosso percurso metodológico envolveu três momentos: pesquisa bibliográfica sobre as novas tecnologias na educação; coleta de dados, com três professoras e 45 alunos de três turmas do 2º ano do ensino médio, utilizando questionários; e por fim, a análise dos dados. Os resultados colocaram em evidência que a falta de suporte técnico e de capacitação dos docentes pela Secretaria de Educação comprometeu o alcance de objetivos educacionais. Acreditamos que os resultados desta pesquisa possam contribuir para uma reflexão sobre o uso do Tablet Educacional como meio para potencializar o processo de ensino e aprendizagem e, com isso, favorecer novas práticas pedagógicas. Toda a discussão foi construída e embasada por grandes teóricos e pesquisadores da área de educação e tecnologia, entre eles: Lévy (2010), Marcuschi (2008), Moran (2012), Seabra (2012). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Tânia Maria Augusto Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Novas Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Tablet |
pt_BR |
dc.title |
O uso de tablets no ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma escola pública de Campina Grande: estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |