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Aplicação do RTQ-C para o sistema de condicionamento de ar do Centro de Integração Acadêmica da UEPB

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dc.contributor.author Leite, Leandro Romualdo
dc.date.accessioned 2014-09-23T18:23:05Z
dc.date.available 2014-09-23T18:23:05Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 333. 79
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5125
dc.description LEITE, L. R. Aplicação do RTQ-C para o sistema de condicionamento de ar do Centro de Integração Acadêmica da UEPB. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente em todas as discussões sobre desenvolvimento. Para atender esta necessidade, a busca por novos conceitos e soluções de eficiência tem sido constantes. Estudos indicam que a demanda por energia vai aumentar consideravelmente nos próximos anos e a crise energética de 2001, no Brasil, proporcionou uma indicação do tamanho do impacto que a falta de energia pode causar. A partir disso, foi desenvolvida a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, regulamentada pelo Decreto nº 4059 de 19 de dezembro de 2001, que estabelece as medidas de níveis máximos de consumo de energia ou mínimos de eficiência energética, de máquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados ou comercializados no país, bem como de edificações construídas. Esta etiquetagem pode ser realizada em toda a área de um edifício ou apenas em uma parte, sendo os métodos prescritivo ou de simulação utilizados neste processo. O trabalho consistiu na aplicação do RTQ-C, no sistema de condicionamento de ar, do Centrode Integração Acadêmica, no Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba, comparando a eficiência do projeto arquitetônico ea edificação construída. O método prescritivo que consta no regulamento foio método utilizado para a classificação da eficiência energética para o condicionamento de ar. Com os resultados obtidos foi observado que no que se refere à aplicabilidade do RTQ, o projeto do Centro de Integração Acadêmica possui eficiência nível E, enquanto a eficiência da edificação construída é nível D, esta diferença é atribuível a mudanças no projeto e aos aparelhos utilizados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Celeide Maria Belmont Sabino Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Energia elétrica pt_BR
dc.subject RTQ-C pt_BR
dc.subject Eficiência energética pt_BR
dc.title Aplicação do RTQ-C para o sistema de condicionamento de ar do Centro de Integração Acadêmica da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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