UEPB - Repositório Digital

A metodologia da problematização como ferramenta na abordagem das temáticas de educação sexual em uma escola pública de ensino médio de Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Felipe de Lima
dc.date.accessioned 2014-09-23T18:25:22Z
dc.date.available 2014-09-23T18:25:22Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 372.372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5133
dc.description ALMEIDA, F. de L. A metodologia da problematização como ferramenta na abordagem das temáticas de educação sexual em uma escola pública de ensino médio de Campina Grande-PB. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A abordagem das temáticas em Educação Sexual (ES) tem ganhado relevância considerável nas discussões no tocante às estratégias metodológicas adotadas pelo professor. Uma preocupação existente é o fato de os educadores enfocarem as temáticas em ES abordando apenas o aspecto biológico, esquecendo-se de tratar sob o ponto de vista social. A este respeito, a Metodologia da Problematização surge como uma importante ferramenta na condução do auto aprendizado dos estudantes, uma vez que contribui para a construção de um referencial de aprendizagem que lhes permite refletir acerca da importância da ES para a sociedade. Por outro lado, a Metodologia da Problematização também se apresenta como um elemento potencializador da contextualização, contribuindo para a solução de problemas do cotidiano. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a efetividade da Metodologia da Problematização, centrada na abordagem das temáticas de Educação Sexual a partir do Arco de Maguerez, como estratégia de ensino, em turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola de rede pública da cidade de Campina Grande/PB. A análise das contribuições dessa ferramenta didática mostrou que a metodologia da problematização se apresenta como estratégia metodológica apropriada na abordagem do tema, conduzindo as reflexões acerca de sua importância prática na formação inicial de professores. Por outro lado, a metodologia da problematização também contribuiu para a valorização do processo de aprendizagem, promovendo o auto aprendizado do estudante, uma vez que o coloca como protagonista na construção do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologia da problematização pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Arco de Maguerez pt_BR
dc.title A metodologia da problematização como ferramenta na abordagem das temáticas de educação sexual em uma escola pública de ensino médio de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta