dc.contributor.author |
Almeida, Felipe de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-23T18:25:22Z |
|
dc.date.available |
2014-09-23T18:25:22Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-23 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5133 |
|
dc.description |
ALMEIDA, F. de L.
A metodologia da problematização como ferramenta na
abordagem das temáticas de educação sexual em uma escola
pública de ensino médio de Campina Grande-PB. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A abordagem das temáticas em Educação Sexual (ES) tem ganhado relevância
considerável nas discussões no tocante às estratégias metodológicas adotadas pelo professor.
Uma preocupação existente é o fato de os educadores enfocarem as temáticas em ES
abordando apenas o aspecto biológico, esquecendo-se de tratar sob o ponto de vista social. A
este respeito, a Metodologia da Problematização surge como uma importante ferramenta na
condução do auto aprendizado dos estudantes, uma vez que contribui para a construção de um
referencial de aprendizagem que lhes permite refletir acerca da importância da ES para a
sociedade. Por outro lado, a Metodologia da Problematização também se apresenta como um
elemento potencializador da contextualização, contribuindo para a solução de problemas do
cotidiano. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a efetividade da Metodologia
da Problematização, centrada na abordagem das temáticas de Educação Sexual a partir do
Arco de Maguerez, como estratégia de ensino, em turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma
escola de rede pública da cidade de Campina Grande/PB. A análise das contribuições dessa
ferramenta didática mostrou que a metodologia da problematização se apresenta como
estratégia metodológica apropriada na abordagem do tema, conduzindo as reflexões acerca de
sua importância prática na formação inicial de professores. Por outro lado, a metodologia da
problematização também contribuiu para a valorização do processo de aprendizagem,
promovendo o auto aprendizado do estudante, uma vez que o coloca como protagonista na
construção do conhecimento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia da problematização |
pt_BR |
dc.subject |
Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Arco de Maguerez |
pt_BR |
dc.title |
A metodologia da problematização como ferramenta na abordagem das temáticas de educação sexual em uma escola pública de ensino médio de Campina Grande-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |