Resumo:
A era digital criou uma nova geração de indivíduos que nasceram já sabendo usar
os mais diversos dispositivos eletrônicos e soluções disponíveis na rede. Porém,
observa-se que existe uma preocupação quanto ao uso passivo e inconsequente
dessas ferramentas. Ao analisar conceitos sobre o pensamento computacional,
podemos perceber que os indivíduos deveriam não só ser consumidores das
tecnologias, mas criadores de ideias inovadoras e ferramentas. A maioria das
pessoas das mais diversas áreas não possuem conhecimentos suficientes para ter
ideias inovadoras e propor soluções de problemas. Por isso, o presente estudo
analisa as formas como esse problema deveria ser solucionado e cria um cenário
que permite viabilizar a aplicação de um projeto voltado para crianças com o objetivo
de incentivá-las a desenvolver suas habilidades em programação e entender melhor
sobre os conceitos da Ciência da Computação para que possam crescer aplicando
esses conceitos não só na área de Ciência da Computação, mas em todas as áreas
do conhecimento. O projeto será implementado através de um curso disponibilizado
pela Unicred Centro Paraibana em uma escola pública da cidade de Campina
Grande. O projeto foi inspirado na campanha Year of Code e propõe realizar esse
curso para um grupo de crianças entre 7 e 12 anos. Os desempenhos dos alunos
serão avaliados e publicados na internet como forma de incentivar outras instituições
a aderirem à campanha Year of Code.
Descrição:
SILVA, D. C. da. Year of Code: aplicação em uma escola pública
de Campina Grande. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.