dc.description.abstract |
As parasitoses intestinais constituem um grave problema de saúde pública,
principalmente, por estarem relacionadas às condições precárias de saneamento básico e
higiene pessoal da população. Destaque-se que as crianças inseridas em populações
carentes são as mais acometidas pelas doenças parasitárias, tanto por apresentarem uma
maior exposição quanto pela dificuldade de acesso à informação sobre o assunto. Diante
do exposto, enfatizamos a importância da implementação das estratégias de Educação
para a Saúde junto a essa camada da população, como uma forma de favorecer a
prevenção, as quais deverão ser instituídas desde as séries iniciais da educação básica.
Com esta finalidade, as estratégias didáticas lúdicas podem ser utilizadas como
ferramenta, possibilitando a abordagem do conteúdo de forma mais atrativa para essa
faixa etária dos estudantes. Nesta pesquisa objetivamos identificar os conhecimentos
prévios de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental I acerca das parasitoses
intestinais, bem como a eficiência da utilização de estratégias didáticas por meio do
lúdico na sistematização do conhecimento. Para tanto, foram realizadas atividades de
intervenção educativa em duas turmas do 5° ano do Ensino Fundamental I, no Centro de
Estudo e Aprendizagem Integral (CEAI) - Dr. João Pereira de Assis, localizada na
cidade de Campina Grande-PB. Para identificar os conhecimentos prévios dos
estudantes em relação às parasitoses intestinais, foram aplicados questionários com
perguntas abertas e fechadas em uma etapa de pré-intervenção. Após a análise das
respostas, houve uma etapa de planejamento e realização da ação interventiva. A
efetividade da estratégia didática na construção do conhecimento foi avaliada por meio
da aplicação do mesmo questionário utilizado na etapa de pré-intervenção. Com esse
intuito, os dados foram categorizados por análise temática, com a utilização do software
de análise qualitativa MODALISA 4.5. A partir da análise dos questionários préintervenção
notou-se
a
prevalência
de
conhecimentos
prévios
que
se
distanciam
de
uma
noção
correta
acerca
do tema em questão, na maioria das vezes, provenientes do senso
comum. Os dados referentes aos questionários pós-intervenção demonstraram mudanças
no conhecimento, provenientes da realização das atividades educativas, porém
observou-se a persistência de algumas respostas errôneas. Com base nos resultados
conclui-se que é indispensável à prática de atividades educativas referentes à saúde,
visto que o conhecimento dos estudantes restringiu-se a conhecimentos de senso
comum, na maioria das vezes, incorretos, além disso, a realização de atividades
educativas lúdicas contribui significativamente na construção do conhecimento, o que
foi constatado a partir dos dados obtidos após a intervenção. |
pt_BR |