Resumo:
O ensino de botânica revela-se de forma mais acentuada como sendo tecnicista e tradicional,
com concepções de ensino e aprendizagem ainda voltados para um excesso de teoria, onde há
a necessidade expressiva da memorização de conceitos e nomes, o que não contribui para a
apreensão do conhecimento. O fato de ser apresentado de forma inadequada e
descontextualizada é o que faz da botânica um assunto difícil de ser aceito pela maioria dos
estudantes de ensino médio. Desta forma, é importante que os professores procurem
alternativas que tornem as aulas mais instigantes e interessantes. Diante do exposto, o
objetivo do presente trabalho foi avaliar a compreensão dos estudantes do ensino médio na
abordagem do conteúdo de botânica, identificar as suas dificuldades, e a partir desta
constatação, desenvolver estratégias pedagógicas numa perspectiva inovadora e facilitadora
para a compreensão deste conteúdo. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, do tipo
exploratório-descritivo, com uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola publica no
município de Campina Grande-PB. A construção e execução do projeto ocorreram em seis
etapas: 1. Análise do contexto escolar e acompanhamento da turma; 2. Planejamento das
atividades; 3. Aula dialógica e posteriormente apresentação de seminários; 4. Aplicação de
um questionário semiestruturado com o intuito de averiguar as dificuldades dos estudantes
sobre conteúdos e métodos de ensino utilizados em botânica, além de definir como seriam as
aulas posteriores; 5. Apresentação de uma aula teórico-prática demonstrativa; 6. Realização
pelos estudantes de relatos da experiência da aula teórico-prática, e posterior análise dos
dados através da técnica da análise temática descrita por Bardin (2009), e apresentados na
forma de categorias construídas a partir da análise temática.. Os estudantes apresentaram
compreensões que ressaltam suas afinidades e dificuldades, sobretudo, a importância dos
conteúdos de botânica, valorizando e sugerindo a aula prática como metodologia apropriada
para o ensino e aprendizagem dos mesmos. Pode-se concluir que a união entre teoria e prática,
através do desenvolvimento de atividades experimentais, como a manipulação de amostras
vegetais, foram fundamentais para uma melhor compreensão do conteúdo de botânica, e,
consequentemente, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, verificouse
que
a
afetividade
e
o
bom
relacionamento
dos
professores
com
seus
alunos
podem
fazer
a diferença
na
educação.
Descrição:
FAUSTINO, E. M. B.
Compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a
abordagem do conteúdo de Botânica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.