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Atuação do psicólogo educacional na rede municipal de Campina Grande-PB: entre a teoria e a prática

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dc.contributor.author França, Pedro Augusto Guedes de
dc.date.accessioned 2014-09-23T18:37:11Z
dc.date.available 2014-09-23T18:37:11Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 370. 15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5154
dc.description FRANÇA, P. A. G. de. Atuação do psicólogo educacional na rede municipal de Campina Grande-PB: entre a teoria e a prática. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Há muitos anos a prática do psicólogo escolar/educacional vem sendo questionada, revisada, debatida, chegando a sofrer modificações ao longo dos anos. Vários estudiosos definem e delimitam o papel deste profissional para os dias atuais, assim como o Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, aquilo que se espera do psicólogo educacional, a partir do que está posto na literatura, muitas vezes não corresponde à prática cotidiana destes. Este estudo visou identificar e analisar a percepção do psicólogo escolar/educacional da rede municipal de ensino de Campina Grande sobre seu papel na escola. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a 11 psicólogas. Os resultados revelaram que as psicólogas entrevistadas percebem suas atividades como diversificadas, atuando sobre todos os atores da escola. Contudo, apresentam uma tendência a uma prática voltada essencialmente para o “aluno problema”, tentando envolver pais e professores em suas intervenções. Além disso, percebe-se que as psicólogas não têm definição clara de seu papel na escola, mostrando-se confusas ao se falar de suas atribuições. Além disso, os dados apontam para a existência de dificuldades enfrentadas pelos psicólogos em sua prática, principalmente referente à incompreensão dos outros atores da escola e da família dos alunos em relação ao seu papel, cobrando dele um atendimento clínico e um solucionador de problemas. Acreditase que a compreensão do verdadeiro papel do psicólogo escolar apenas ocorrerá quando os próprios psicólogos buscarem definição de seu papel na escola por meio de debates, estudos e reflexões que articulem teoria e prática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Atuação profissional pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.title Atuação do psicólogo educacional na rede municipal de Campina Grande-PB: entre a teoria e a prática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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