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A perspectiva dialógica da linguagem e o ensino de língua: o gênero tira em livros didáticos de português

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dc.contributor.author Silva, Amanda Sudério
dc.date.accessioned 2014-09-25T15:00:01Z
dc.date.available 2014-09-25T15:00:01Z
dc.date.issued 2014-09-25
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5172
dc.description Silva, A. S. A perspectiva dialógica da linguagem e o ensino de língua: o gênero tira em livros didáticos de português. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios Organizacionais da Língua e Funcionamento Textual Discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O processo de ensino-aprendizagem vem passando por grandes mudanças ao longo dos anos. O ensino de Língua Portuguesa, por sua vez, vem acompanhando essas mudanças e nós, enquanto estudiosos e professores da língua, percebemos as lacunas, bem como os efeitos provocados pelo ensino de português de molde tradicional, descontextualizado. Um dos grandes e principais suportes do professor nessa jornada é o Livro Didático de Português, o LDP. Este não configura eficácia garantida no ensino de língua. Embasamos nossa pesquisa na Teoria Dialógica da Linguagem, Bakhtin e Círculo, que percebeu a dinamicidade da língua manifestada através dos enunciados concretos, que representam as diversas situações sociais e os atos discursivos e comunicativos. É nesse jogo dialógico, nas “conversas” entre o texto e o interlocutor que enveredamos nossa pesquisa, em busca de refletirmos sobre as possíveis adequações propostas nos LDP’s representadas no gênero discursivo tira. Realizamos uma pesquisa documental, uma vez que elegemos como corpus da nossa pesquisa três exemplares de LDP do 9º ano do ensino fundamental, mais especificamente, um estudo de caso, haja vista, tenhamos realizado este recorte para observarmos se as atividades presentes no LDP suplantadas no gênero tira vêm contemplando a linguagem em seu caráter dialógico, como proposto por Bakhtin. Os LDPs analisados são: Buscamos respaldo teórico em autores como Volochínov (1976); Bakhtin (2011); Bakhtin/Volochínov (2009), Almeida (2013), Brait (2008), dentre outros. Diante o exposto, verificamos a ocorrência de propostas que transitam do tradicional ao dialógico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Gênero Discursivo pt_BR
dc.title A perspectiva dialógica da linguagem e o ensino de língua: o gênero tira em livros didáticos de português pt_BR
dc.type Other pt_BR


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