dc.contributor.author |
Leite, Natália Lemos |
|
dc.date.accessioned |
2014-10-01T18:22:50Z |
|
dc.date.available |
2014-10-01T18:22:50Z |
|
dc.date.issued |
2014-10-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 610.736 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5218 |
|
dc.description |
LEITE, N. L. O cuidar de presidiários: A visão de
acadêmicos de enfermagem. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo objetivou compreender a visão do cuidar de presidiários para acadêmicos de
enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório- descritivo, com abordagem qualitativa,
realizado com 11 acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, no período
de julho a agosto de 2013. Para coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico
com objetivo de caracterizar os sujeitos da pesquisa e uma entrevista semiestruturada
audiogravada. A análise dos dados se deu pela ótica da Análise de Conteúdo e possibilitou a
consolidação de quatro categorias: cuidado integral; cuidado, saúde e cidadania; prestação de
cuidados aos presidiários e deficiência na formação acadêmica. Conclui-se que o cuidar de
presidiários para acadêmicos de enfermagem é compreendido como uma obrigação profissional
e humana, entretanto este cuidar perpassa por dificuldades, como medo e estigmas sociais,
acentuados pela deficiência na formação acadêmica. Evidencia-se a necessidade de aprimorar a
formação acadêmica dos graduandos de enfermagem, vislumbrando o desenvolvimento de
competências no tocante a assistência da população encarcerada. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Lannuzya Verissímo e Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prisioneiros |
pt_BR |
dc.subject |
Formação acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência de enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
O cuidar de presidiários: A visão de acadêmicos de enfermagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |