Resumo:
A cirurgia provoca uma série de reações fisiológicas e comportamentais no cliente cirúrgico, pois é
vista pelo mesmo com muito anseio, havendo, a necessidade do diálogo e do esclarecimento das
dúvidas deste pela equipe de enfermagem que o assiste em relação ao procedimento cirúrgico e suas
implicações futuras. OBJETIVOS: O presente estudo teve o objetivo de identificar quais orientações
pré-operatórias foram fornecidas pela equipe de saúde, na visão do cliente cirúrgico
METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada no Hospital
Universitário Alcides Carneiro em agosto de 2013. A amostra foi composta por 12 clientes assistidos
pela equipe da Clínica Cirúrgica da instituição, os quais foram entrevistados, utilizando-se um
questionário estruturado, contendo questões objetivas e discursivas. As entrevistas foram gravadas
com a finalidade de garantir a fidelidade dos dados coletados, os quais foram transcritos
posteriormente para melhor análise, utilizando-se a metodologia proposta por Bardin, e
fundamentados à luz da literatura relacionada à temática. RESULTADOS: Os médicos cirurgiões são
os profissionais que são reconhecidos pelos sujeitos como os que mais oferecem orientações
relacionadas ao procedimento cirúrgico e aos cuidados pós-operatórios. As principais orientações
recebidas no pré-operatório estão relacionadas ao local onde será realizada a cirurgia e, de forma
superficial, sobre o que será feito no procedimento. Os entrevistados apontaram a deambulação e a
realização de exercícios ativos em membros inferiores, o jejum no pós-operatório, a higiene e os
cuidados com a incisão, como as orientações que foram repassadas com mais frequência pelos
profissionais de saúde. A importância das orientações pré-operatórias foi reconhecida pelo cliente
cirúrgico, os quais destacaram a redução do seu nível de ansiedade no pré-operatório. Quanto à
equipe de enfermagem, observou-se que esta atuou oferecendo apoio emocional ao cliente,
distraindo-o e aliviando a ansiedade e o medo do mesmo antes da cirurgia. CONCLUSÃO: Portanto,
as orientações pré-operatórias são importantes para os clientes, por aliviar sua ansiedade e reduzir
as complicações pós-operatórias, para a equipe de enfermagem, por propiciar a criação de um elo de
confiança com clientes/familiares, e para o hospital, por diminuir o período de internação do cliente
cirúrgico, atenuando os custos gerados neste período.
Descrição:
DANTAS, L. K. da C. Orientações pré-operatórias: visão do cliente
cirúrgico. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.