Resumo:
A partir de um estudo de caso referente a uma experiência vivida pela pesquisadora, através
do projeto Psicossocial chamado “Fortalecendo Laços”, promovido pela Escola Santa Maria,
no município de Igarassu (PE), no qual teve a oportunidade de ministrar um curso de
informática básica, fator que motivou a presente pesquisa, se buscou identificar como a
inclusão digital de mães ou responsáveis de alguns alunos da instituição contribui no
relacionamento familiar. Com o apoio da metodologia de abordagem qualitativa aliada a
alguns dados quantitativos, foram analisadas as respostas de questionários aplicados às mães
ou responsáveis dos alunos que se apresentam com desafios de relacionamento na escola e na
família e por isso estão inseridos nesse projeto. A pesquisa teve como base os apontamentos
do teórico Moran (2007) sobre o conceito de “educar”; além de Bonilla (2005) abordando o
ser “protagonista do conhecimento”; e Lima (2005) ao afirmar que tanto a família quanto a
escola devem ser “parceiras” na formação do indivíduo. Portanto, percebemos que o projeto
contribuiu neste processo, aumentando a autoconfiança e a autoestima das mães ou
responsáveis, e estas se colocaram como protagonistas na educação dos filhos/ filhas/ netos/netas.
Descrição:
APOLINÁRIO, E. de F. Inclusão digital e sua contribuição no relacionamento familiar: estudo de caso na Escola Santa Maria – Igarassu-PE. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.