Resumo:
Serpentes vem sendo temidaspelas pessoasem diversas culturas humanas, provocando
uma aversão e perseguição que dificultam esforços de conservação direcionados a esses
répteis. Tal fato evidencia que estratégias de conservação direcionadas às serpentes deve
considerar as interações e percepções da população local em relação a esses animais.
Considerando esse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a percepção dos
estudantes sobre as serpentes, e se as atitudes e o conhecimento podem diferir de acordo
com fatores como sexo e local que residem (urbana ou rural). Para obter os dados, no
segundo semestre de 2012, foram realizadas entrevistas com 108 estudantes do ensino
fundamental de um estabelecimento de ensino no município de Sumé, localizado no
semiárido, região nordeste do Brasil. Os entrevistados do sexo masculino reconheceram
mais espécies do que aqueles do sexo feminino. A maioria dos estudantes (n= 66;
61,1%) afirmou ter medo de serpentes, sobretudo as mulheres (n= 49; 87,5%). Quase
metade dos entrevistados (49%) demonstrou um comportamento negativo em relação a
esses animais. Essas atitudes negativas refletem a influência do potencial risco e mitos
associados às cobras, bem como é decorrente do pouco conhecimento sobre esses
animais e de seu papel ecológico e utilitário. Tais resultados apontam a necessidade de
intervenções educacionais por parte dos professores no sentido de aumentar os
conhecimentos acerca dos aspectos positivos associados às serpentes, visando
minimizar a influencia de mitos e crenças que contribuem para a forte aversão às
serpentes.
Descrição:
SILVA, V. das N.
Atitudes e conhecimento de estudantes em relação às
serpentes na região semiárida do Nordeste do Brasil. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.