Resumo:
O trabalho de um líder é guiar os seus seguidores a alcançar um objetivo em comum e fazer
com estes sintam-se mobilizados para esse feito, mas para tanto, é preciso o engajamento de
todos os envolvidos, pois é sabido que a liderança caminha junto com o processo
motivacional, e conciliar as necessidades individuais com as necessidades das organizações é
uma tarefa bastante difícil. A liderança é, portanto, um processo de influência que os líderes
usam para fazer com que os seus liderados o sigam, essa influência faz com que as pessoas
fiquem determinadas a alcançar em os objetivos organizacionais e individuais. O presente
trabalho trata de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, contendo um
estudo de caso feito na Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA). Tem como
objetivo analisar o estilo de liderança empregado pelo líder da CAGEPA na gestão de
conflitos, na percepção dos colaboradores. Os resultados encontrados mostram que o fator
relacionamento obteve as menores médias, já o fator tarefa obteve os melhores resultados,
mostrando que o líder valoriza muito os aspectos como a hierarquia, a autoridade, as regras,
colocando o trabalho sempre em primeiro lugar no momento da gestão de conflitos. Ademais,
é possível concluir que o líder da empresa abordada não tem um estilo pré-definido para atuar
na hora de gerir os conflitos, pois, tudo depende das pessoas envolvidas e as situações
encontradas.
Descrição:
AMÉRICO, J. B. S. Liderança e Gestão de Conflitos na Cagepa: um estudo na unidade de Patos, PB. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.