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Atualmente as condições de trabalho e as exigências da vida moderna são vistas como as principais causas do estresse; não diferindo desta condição encontra-se o professor, pois o ensino e a escola enfrentam dificuldades para se adequar a evolução da sociedade, sobrecarregando este profissional, que embora esteja diante de um processo de evolução educacional e tecnológica, necessita atender cada vez mais alunos, porém em ambiente de trabalho precário, o que pode comprometer sua saúde através do surgimento do estresse e como consequência perda da qualidade do seu sono. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar o nível de estresse e qualidade do sono dos professores da rede pública de ensino da zona urbana do município de Lagoa Seca/PB. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva, de caráter transversal, com amostra composta por 45 professores, com idade entre 26 e 60 anos, em que 89% eram mulheres e 11% homens. Os critérios de inclusão foram atuar como professor em qualquer uma das 4 escolas da zona urbana do município de Lagoa Seca/PB, aceitar participar da mesma através do Termo de Consentimento Livre Esclarecido e lecionar na fase de ensino fundamental. Utilizou-se para coletar os dados um questionário sócio-demográfico, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp – ISSL e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. Quanto aos resultados, observou-se que houve significância moderada entre a qualidade do sono quando correlacionada ao sexo (p=0,04) e quando correlacionado a qualidade do sono e o estresse (p=0,03). Concluiu-se que a maior parte dos professores (58%) encontrava-se na fase de resistência e que o nível de estresse interfere de forma significativa na qualidade do sono (p= 0,03). |
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