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Prioriza-se o uso da metodologia qualitativa, pois considera que há uma relação
dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo
objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A
proposta é atingir todos os cidadãos por meio de processos pedagógicos participativos e
permanentes, buscando incutir nos alunos do ensino fundamental a consciência crítica
sobre a problemática ambiental, enfatizando a compreensão das origens dos muitos
problemas decorrentes dessa discussão, levando cada aluno a se sentir protagonista em
busca de soluções. Os resultados podem contribuir para solucionar ou diminuir os
impactos causados pelo homem através do lixo por ele gerado. Foca no lixo produzido
pelo aluno na escola e na sua residência, levando os alunos a refletirem sobre
reaproveitamento de materiais recicláveis com a criação de peças diversas,
transformando com criatividade o lixo descartado em novos objetos . Dá-se ênfase a
mostrar que através da arte com materiais recicláveis podemos diminuir os impactos
ambientais proporcionando a diminuição do lixo encaminhado aos lixões, aos rios, aos
terrenos baldios. Enuncia-se, assim, o objetivo geral da pesquisa: promover a
conscientização de sustentabilidade de resíduos sólidos produzindo artes e
possibilitando sua comercialização e atividades econômicas, entre os alunos da Escola
Estadual de Ensino Fundamental Jornalista José Leal Ramos. A partir daí, identificamse
os objetivos operacionais: Descrever e analisar as práticas escolares sobre
sustentabilidade e meio ambiente da Escola de Ensino Fundamental Jornalista José Leal
Ramos;Contribuir, no ambiente de ensino (entre estudante, educadores, funcionários e
no ambiente familiar), para a consciência da importância da reciclagem; Avaliar as
ações de sustentabilidade e educação ambiental dentro da escola; Desenvolver a
criatividade através da arte com resíduos sólidos |
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