Resumo:
A pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita
dos alunos do 6º ano do ensino fundamental II da escola estadual Pedro Lins Vieira de
Melo. O presente estudo se baseou na abordagem qualitativa, bibliográfica e descritiva,
através da realização de questionários com os professores e observações, questionários e
exercícios de conversação, interpretação com alunos da escola pesquisada. Objetiva
analisar os métodos de ensino-aprendizagem de leitura e escrita dos alunos do ensino
fundamental II, da Escola Estadual Pedro Lins Vieira de Melo; estudar e entender os
conceitos que permeiam o processo de leitura e escrita no contexto do ensino
fundamental II; identificar as problemáticas que levam à dificuldade de leitura e escrita
dos alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Pedro Lins Vieira de Melo;
descrever as dificuldades de leitura e escrita dos alunos citados; e, propor ações de
estímulo e incentivo à leitura. Através da pesquisa pudemos compreender o processo de
aprendizagem da leitura e escrita, constatar os principais obstáculos encontrados pelos
alunos no processo de aprendizagem de leitura e escrita e entender a necessidade da
união de toda a equipe escolar para que os alunos possam adquirir as habilidades
necessárias mínimas para a aquisição da leitura e da escrita.
Descrição:
MEDEIROS, Dilma de Souza Adelaide. As dificuldades de leitura e escrita: olhar para o 6° ano do ensino fundamental da escola Pedro Lins Vieira Melo. 2014. 70f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.