dc.contributor.author |
Santos, Jucelio Soares dos |
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dc.date.accessioned |
2014-10-10T12:45:25Z |
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dc.date.available |
2014-10-10T12:45:25Z |
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dc.date.issued |
2014-10-10 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 004.07 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5455 |
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dc.description |
SANTOS, J. S. Uma proposta para concepção de um software educacional para auxiliar a alfabetização de crianças com dislexia. 2014. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As crianças disléxicas inseridas em salas de aulas convencionais, no tocante ao processo de aprendizagem,
enfrentam uma série de dificuldades. Um dos problemas mais significativos nesse processo é a dificuldade de
associar os sons às letras. Embora haja um esforço por parte do aluno, a dificuldade em juntar as letras para
formar sílabas, e em juntar as sílabas para formar palavras compromete os primeiros passos na escrita e na
leitura. Muitas vezes têm todo seu processo educacional prejudicado pelo ensino tradicional. Diante a esse
distúrbio, é necessário instigar e desenvolver o processo fonológico através de atividades que estimulem a
percepção e a memória auditiva, trabalhadas na fase pré-escolar, visando à diminuição do impacto da leitura nos
disléxicos. Isso pode ser feito com a utilização de software educacional (SE) escolhido criteriosamente para se
adequar as necessidades do aluno. Alguns destes softwares são ferramentas que facilitam o processo de ensinoaprendizagem
por meio do desenvolvimento de habilidades sócio-motoras. Compreendem desde jogos a
atividades que desenvolvam uma habilidade específica ou várias habilidades. Este trabalho tem como objetivo
principal o desenvolvimento da concepção de um jogo educacional para crianças disléxicas na fase de
alfabetização, a ser utilizado como uma ferramenta de apoio no processo de aquisição da leitura e da escrita. A
proposta do jogo é melhorar a percepção audiovisual de um disléxico a partir de atividades lúdicas e de caráter
educacional trabalhadas na fase de alfabetização. Almeja-se que, futuramente, a concepção do jogo desenvolvida
neste trabalho seja implementada e o SE seja usado como ferramenta terapêutica que facilite o processo de
ensino-aprendizagem de crianças disléxicas. O jogo será desafiador e divertido, proporcionando que a criança
disléxica na fase de alfabetização, a partir da sua utilização, construa e desenvolva o processamento auditivo e a
habilidade na consciência fonológica, ampliando requisitos necessários para o desenvolvimento da leitura e da
escrita. Os principais resultados deste trabalho são (1) a análise por meio de estudo bibliográfico o processo de
ensino-aprendizagem em escolares na fase de alfabetização que apresentam o distúrbio de dislexia; (2) a análise
de alguns SE existentes voltados para melhorar a aquisição da leitura e da escrita; (3) a análise da literatura
sobre SE para alunos disléxicos na fase de alfabetização e (4) a concepção do jogo educacional que se especifica,
detalhadamente, a estrutura e todo o funcionamento do jogo. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Rodrigo Alves Costa |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Dislexia |
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dc.subject |
Habilidades sócio-motoras |
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dc.subject |
Software Educacional |
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dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta para concepção de um software educacional para auxiliar a alfabetização de crianças com dislexia |
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dc.type |
Other |
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