UEPB - Repositório Digital

Estratégia Empresarial: um estudo de caso sobre as forças competitivas na Rede Gente Econômica de Supermercados da Cidade de Patos, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Najla Millena Carneiro da
dc.date.accessioned 2014-10-10T13:05:34Z
dc.date.available 2014-10-10T13:05:34Z
dc.date.issued 2014-10-10
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.401 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5460
dc.description SILVA, N. M. C. Estratégia Empresarial: um estudo de caso sobre as forças competitivas na Rede Gente Econômica de Supermercados da Cidade de Patos, PB. 2014. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo discute o modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter (1999) na Rede Gente Econômica de Supermercados. Para tal, é feita inicialmente uma discussão teórica sobre o que estratégia – conceitos e aspectos, as cinco forças competitivas de Porter e a competitividade e setor varejista no Brasil. O objetivo principal consiste em Analisar a visão que os gestores pesquisados apresentam acerca das forças competitivas presentes em seu ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa de caráter descritivo, orientada por um questionário adaptado da Escala Servqual, do tipo Likert de 5 pontos, proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), em que se busca dessas cinco forças: Ameaça de novos entrantes; Poder de negociação dos fornecedores; Poder de negociação dos clientes; Ameaça de produtos/serviços substitutos e Intensidade da rivalidade entre os concorrentes. Como resultados, a força de maior influência na empresa estudada trata-se do Poder de negociação do clientes, já que os mesmos influenciam a organização de modo geral, levando-a a estabelecer estratégias competitivas para permanecer firme diante da grande concorrência existente no ramo de supermercado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Simone Costa Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Cinco forças de Porter pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.title Estratégia Empresarial: um estudo de caso sobre as forças competitivas na Rede Gente Econômica de Supermercados da Cidade de Patos, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta