Resumo:
Em uma economia caracterizada pela instabilidade, destacam-se as organizações que usam o conhecimento como fonte para obtenção de diferencial competitivo. Com base nisso, o presente estudo tem como objetivo central compreender de que forma a gestão estratégica do conhecimento contribui para o estabelecimento de diferencial competitivo na Empresa Engarrafamento Coroa Ltda. E especificamente, identificar na empresa as práticas de gestão do conhecimento, o diferencial competitivo e o seu tipo de estratégia competitiva. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, descritivo e de caráter quantitativo. Para coleta de dados, utilizou-se questionário estruturado fundamentado no modelo de Terra (2001). Os resultados demonstram que a empresa em análise trabalha focada nas situações que capacitam o conhecimento. Além disso, verifica-se que a mesma utiliza estratégias competitivas de diferenciação por preço e por publicidade. E ainda, foi possível constatar que a organização trabalha promovendo o diferencial competitivo no presente. Desse modo, evidencia-se que o conhecimento é visto pela empresa como fator chave de sucesso na busca pelo diferencial competitivo.
Descrição:
SANTOS, R. T. A Gestão Estratégica do Conhecimento como fator gerador de diferencial competitivo: um estudo de caso na Empresa Engarrafamento Coroa Ltda. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.