UEPB - Repositório Digital

O ensino de filosofia e a precarização do trabalho docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Rosevânio de Britto
dc.date.accessioned 2014-10-13T12:52:06Z
dc.date.available 2014-10-13T12:52:06Z
dc.date.issued 2014-10-13
dc.identifier.other CDD 107
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5506
dc.description Oliveira, R. de B. O ensino de filosofia e a precarização do trabalho docente. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Identificamos que os problemas que tangem à precarização do trabalho no âmbito escolar não são de hoje e o mesmo vem crescendo na última década. Sabemos que com a falta de priorização em torno das políticas publicas, tem sido grande a desvalorização do trabalho docente. Hoje, é nítido ver professores exercendo as mais variadas funções para responder as exigências que se encontram além de sua formação. Com isso, a temática aqui abordada neste trabalho vêm ser de suma importância no que corresponde o ensino de filosofia, visando uma reflexão acerca das aulas de filosofia no nível médio. O estudo está dividido em dois capítulos, a saber: o primeiro capítulo descreverá alguns elementos encontrados no processo educacional cabível ao professor de filosofia e os possíveis instrumentos para um melhor desenvolvimento de suas aulas. E o segundo capítulo dimensionará a precarização do trabalho docente. Para isso, foi levado em consideração o que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS - para esta disciplina, como também as perspectivas sobre o ensino da mesma para alguns teóricos, a saber: Alejandro Cerletti (2009), Silvio Gallo (1999), Geraldo Balduino Horn (2009), Cipriano Luckesi (2012), Ronai Pires da Rocha (2008), entre outros. No mais, os desafios nas práticas educacionais existentes na área de filosofia continuam, visto que a discussão dessa temática não se finda aqui, pois a cada dia será encontrada novas inquietações no que corresponde à docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valmir Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Filosofia pt_BR
dc.subject Precarização na Docência pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title O ensino de filosofia e a precarização do trabalho docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta