Resumo:
O rap vem ganhando destaque como sendo um estilo musical cuja estrutura de suas letras é
caracterizada pela crítica e denuncia de preconceito manifestado na sociedade seja de questão
de origem social, de gênero ou étnico-racial. A proposta desse trabalho é esclarecer de que
maneira os estudantes do ensino médio negros e não negros, percebem a questão do racismo
na sociedade brasileira e se posicionam sobre as relações raciais através das músicas de rap.
Este estudo tem como objetivo compreender como a letra da música de rap discute sobre o
preconceito e a discriminação racial e como estas podem ser utilizadas na escola entre alunos
do ensino médio. O referencial teórico está articulado aos estudos desenvolvidos por Michel de
Certeau sobre as táticas e estratégias. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa à partir
de um estudo de caso que é um tipo de pesquisa que privilegia um caso particular.
Trabalhamos com a pesquisa bibliográfica através da análise do material relativo a temática
que envolve este estudo. A partir deste estudo, compreendemos que este trabalho contribui
para o entendimento acerca da prática do racismo inserido em diversas instâncias da
sociedade.
Descrição:
Nascimento, D. H. do. Representação da questão racial nas letras de RAP: olhares de jovens do ensino médio. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.