Resumo:
Este trabalho tem por finalidade discutir as questões relacionadas ao ensino de
História articulado ao patrimônio e à memória de Alagoa Grande - PB, em sala de
aula do ensino fundamental II. O objetivo do nosso trabalho é investigar o ensino de
História a partir das discussões relativas à memória e ao patrimônio no município de
Alagoa Grande, no ensino fundamental II. Para a realização da pesquisa,
abordaremos autores como Nora (1981), Lemos (1981), Choay (2006), Le Goff
(1990), Halbwachs (1990), Barros (2004), Bitencourt (2008), Fonseca (2011) e
Pesavento (2008). A metodologia foi realizada a partir da História Oral,
contemplando discussões sobre memória e patrimônio local. Buscamos fontes como
entrevistas e fotografias em estudos e discursos desenvolvidos pelo viés da História
Cultural. Assim, esta temática torna-se de grande importância para o envolvimento e
conhecimento dos jovens desta modalidade de ensino no que se refere à história da
cidade, abrindo caminhos para desenvolver o interesse dos discentes pela disciplina
de História na perspectiva do trato com a memória e patrimônio local.
Descrição:
Silva, C. do N. P. da. Ensino de história, memória e patrimônio: saberes locais nas aprendizagens do ensino fundamental. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.