Resumo:
O município de Queimadas-PB, localizado no Agreste do Estado da Paraíba, se
destaca pela exuberância natural de uma formação rochosa que corta do município
de Leste a Oeste, a Serra de Bodopitá, ou Serra de Queimadas como é mais
conhecida. Possui inúmeros sítios arqueológicos com inscrições rupestres que
datam de mais de três mil anos, realizadas pelos povos nativos que aí existiam.
Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar os sítios arqueológicos
e sua importância enquanto patrimônio cultural através da educação patrimonial do
município de Queimadas – PB. Como objetivos específicos buscamos: destacar a
importância de se conhecer os sítios arqueológicos para a preservação dos
mesmos; identificar os principais sítios arqueológicos assim como seu estado de
conservação atual e refletir sobre a necessidade da Educação Patrimonial na escola
como estratégia de preservação dos sítios arqueológicos. A pesquisa teve uma
abordagem de cunho quali-quantitativa”. Para a execução da pesquisa foram
realizadas no primeiro momento, consultas bibliográficas; no segundo momento foi
realizada a pesquisa de campo com o objetivo de identificar os sítios arqueológicos
e o atual estado de conservação. Utilizou-se registros fotográficos dos sítios
arqueológicos e também das oficinas realizadas na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Manoel Gonçalves de Lima. A pesquisa realizada aponta que a escola
trabalha com a questão da história do município, educação ambiental bem como
arborização, o que mostra que é tratado os temas transversais, porém não há algo
mais especifico voltado a preservação do patrimônio arqueológico, dificultando o
conhecimento de seus educandos em relação a existência dos sítios arqueológicos
no município, isto prejudica de certa forma, a sua sensibilização quanto a
importância desse bem comum para a construção da sua identidade local, assim
como a de ações de preservação. A partir desta problematização, a Educação
Patrimonial segundo Horta, Grunberg e Monteiro (1999, p. 6) “busca levar as
crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização
de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e
propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo
contínuo de criação cultural”.
Descrição:
Pequeno, O. C. Práticas preservacionistas na esfera do patrimônio arqueológico de Queimadas - PB. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.