Resumo:
Este estudo se propôs a analisar o fenômeno da construção da centralidade do comércio em Campina Grande e posterior descentralização, causada pela implantação de Shopping Centers na cidade. Como procedimento de pesquisa, foi realizado um resgate histórico da construção da centralidade do comércio local, o que fez com que a cidade de Campina Grande se tornasse referência comercial na região conhecida como compartimento da Borborema, assim como foram analisadas as contingências que possibilitaram a descentralização do comércio pela implantação de shoppings, tendo como marco determinante desse fenômeno a implantação do Boulevard Shopping. Também realizou-se observação in loco dos hábitos dos consumidores e um levantamento de informações sobre o perfil dos frequentadores do Boulevard Shopping, mediante aplicação de 30 questionários, com perguntas objetivas, aplicados num universo amostral aleatório. A partir da análise dos questionários, constatou-se a diversidade do perfil dos consumidores. O percentual de 77,15% dos entrevistados possui renda abaixo de nove salários mínimos, entretanto incluem-se nesse grupo os jovens ainda fora do mercado de trabalho, embora com bom nível de escolaridade, o que os caracteriza como consumidores mais exigentes. Também se verificou uma preferência geral de consumir no shopping ao invés do centro comercial tradicional. Acrescenta-se aos dados levantados, a observação in loco de alguns hábitos dos consumidores: aquisição de produtos de alto padrão e serviços, usuários dos espaços de alimentação, cultura e lazer, utilização do shopping não só para compras, mas também como espaço de convivência, usando esse espaço como opção de lazer nos fins de semana, num ambiente considerado seguro e confortável.
Descrição:
Portela, J. W. V. de A. Análise dos processos espaciais de centralização e descentralização do comércio de Campina Grande - PB. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.