dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relatório de experiências, buscando assim a reflexão, a partir das práticas das salas de aula, propiciada nos Estágios Supervisionados no Ensino Fundamental e Médio, realizados nos períodos V, VI, VII e VIII de graduação, no curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Estadual da Paraíba. O estabelecimento de ensino no qual ocorreu o aprendizado em sala de aula foi a escola Municipal Padre Bartolomeu de Gusmão, localizada no Bairro do Cristo, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Os pensamentos que permearam as práticas em sala estiveram focadas em apresentar, de forma continuada, as temáticas enfocadas nas disciplina de Língua Portuguesa. Durante esse estágio, percebemos os descaso do Governo na tocante qualidade da educação. a carência de materiais didáticos, como também na estrutura física da escola. O estágio supervisionado teve contribuição para visualizar a realidade no dia-a-dia de uma escola pública e suas dificuldades. Também favoreceu benefícios na formação acadêmica, caracterizando-se como objetivo de estudo e reflexão. Ao estagiar em sala de aula, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender à realidade da escola a o comportamento dos alunos, aos professores e profissionais que compõem, procurando meios para intervir positivamente. |
pt_BR |